Ejamor: Identidade, liberdade e transformação
Contribuições para Educação Popular do Município de
Santa Inês
Este blog é uma produção dos participantes do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional, do Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês, voltado a todos(as) educadores(as) que atuam com educação de pessoas jovens e adultas, seja nas redes públicas de educação básica ou em espaços sociais diversos. É espaço para mutualidades: comunicação, (in)formação e manifestações escritas
Simone Varela
Fevereiro 14,2020
Disciplina I do Curso de Especialização Em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional
Metodologia da Pesquisa Científica
Professora: Doutora em Educação Simone Varela
Doutorado em Educação pela Universidade Tiradentes de Sergipe-UNIT (2017). Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2004). Especialização em Metodologia da Ação Docente pela Universidade Estadual de Londrina (2002). Possui graduação em História pela Universidade Estadual de Londrina (2000); graduação em Pedagogia pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1999). Tem experiências na área de Educação com Docência no Ensino Fundamental; Ensino Médio; Ensino Superior e Pós-Graduação. Atualmente é professora EBTT, Classe D- 3, Nível 01, Dedicação Exclusiva, do Quadro de Pessoal Permanente do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano - Campus Santa Inês/BA. É sócia da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e integrante do grupo de pesquisa em Alimentos Tradicionais e Artesanais (IF Baiano). Avaliadora (Parecerista): Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) 2016: Ciências Humanas e da Natureza - Livro Regional. Parecerista ad hoc da Revista Extensão da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); parecerista ad hoc da Revista Tópicos Educacionais da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Orcid - 0000-0002-8985-0428. (Texto informado pelo autor).
No dia 14 de fevereiro de dois mil e vinte, aconteceu a primeira aula da disciplina Metodologia da Pesquisa Científica, com carga horária de 30 horas, distribuídos em 03 encontros, com duração de 08 horas, divididas entre manhã e tarde. A professora Simone Varela, iniciou a aula apresentando o plano de ensino, as leituras solicitadas e o cronograma da disciplina. Continuou o diálogo utilizando alguns slides versando sobre: conceito, classificação e tipologia da pesquisa; métodos e técnicas de pesquisa: métodos de abordagem e instrumentos de coleta de dados, análise e interpretação dos dados. Provocação: inquietação/problemática observada na prática da Educação de Jovens e Adultos. A tarde, a professora exibiu para a turma o filme “Colcha de Retalhos” e propôs aos cursistas uma roda de conversa e reflexão sobre o mesmo. Dialogou sobre os elementos essenciais à leitura de textos acadêmicos: objeto, objetivos, problemática, fontes, conceitos, conclusões, palavras-chave. Leitura do artigo “Paulo Freire e a Educação Popular” de Moacir Gadotti e finalizou dando os encaminhamentos para a realização de uma atividade prática para casa.
A Colcha de Retalhos foi um filme lançado no ano de 1995 e inicia com um resgate de memória da jovem Finn, quando passava os verões na Califórnia com sua avó e tia avó, momentos que a sua mãe a deixava para sair com namorados. Logo após ser pedida em casamento a jovem resolve ir para casa de sua avó enquanto aproveita para elaborar a sua tese de mestrado.
O filme traz ainda em seu roteiro experiências vivenciadas por um grupo de mulheres, que se juntam a cada ano para confeccionar uma colcha, procurando apresentar ainda o trabalho doméstico enquanto sinônimo de luta por direitos.
As mulheres vão bordando cada uma um pedaço de pano que naquele momento vem à tona experiências de relacionamentos vividos, trazendo consigo uma gama de nostalgia e aflorando a felicidade do momento vivido.
Estas experiências de vida relatada pelas senhoras no momento de construção de um objeto, possuem um enorme significado o que faz com que a jovem Finn repense sobre o que quer para si.
Contudo estas histórias que esta mulheres trazem consigo formam um grandioso instrumento pedagógico e trata sob a especificidade que cada sujeito possui em sua singularidade, na verdade a sua identidade. De modo que os estudantes da EJA se expressam de acordo com suas experiências de vida, a maneira como se constituíram até aqui, seja pelos lugares que passaram, as notícias que ouviram, as pessoas próximas que os influenciaram.
A colcha de retalhos era confeccionada aos poucos e a sua construção foi realizada com muito cuidado etapa por etapa desde o tema pensado, a justificativa para a sua construção, a organização, discussão, a metodologia e por fim o produto que é a conclusão da colcha.
A jovem Finn através da escuta que é uma prática que investiga com curiosidade o que o outro está tentando expressar, com perguntas e checagem da compreensão das mensagens, da investigação e informações destas histórias, foi escrevendo a sua tese de mestrado a qual foi intitulada de Arte e artesanato em uma colcha multicultural.
Fevereiro 28,2020
No dia 28 de fevereiro de dois mil e vinte, tivemos o segundo encontro desta disciplina, iniciando com o preenchimento do roteiro de leitura (duplas), sob a orientação da professora, do artigo “Paulo Freire e a Educação Popular” de Moacir Gadotti e logo após iniciamos as discussões dos roteiros. A tarde, a professora ministrou a aula no formato expositivo e dialogamos sobre: Normas da ABNT. NBR 10520 (citações) e NBR 6023 (referências). Como ATIVIDADE PRÁTICA EM CASA, a professora solicitou que finalizássemos o preenchimento dos roteiros de leitura sobre o artigo “Paulo Freire e a Educação Popular” de Moacir Gadotti. Leitura dos textos 03 e 04 do componente curricular: Normas da ABNT. NBR 10520 (citações) e NBR 6023 (referências).
Março,2020
Contexto Pandêmico
No dia 08 de dezembro de dois mil e dezenove, foram registrados os primeiros casos de coronavírus em um hospital de Wuhan, na China. As vítimas seriam frequentadores de um mercado atacadista de animais.
No Brasil é confirmado o primeiro caso de COVID -19, no dia 26 de fevereiro de dois mil e vinte, num paciente de 61 anos que viajou à Itália, porém o alerta máximo só foi ligado após a notificação da primeira morte por COVID-19 no país, no dia 17 de março. A vítima foi um homem de 62 anos que tinha histórico de diabetes e hipertensão, do estado de São Paulo. A partir do dia 18, todos os serviços não essenciais foram suspensos e as atividades pedagógicas por tempo indeterminado.
Somente, no dia 19 de fevereiro de dois mil e vinte e um, através de convocação da coordenação do curso, realizamos uma reunião virtual com a presença dos membros que compõem a coordenação, a professora Simone e os cursistas para viabilizar a retomada/continuidade das atividades solicitadas na disciplina Metodologia da Pesquisa Científica antes da pandemia.
Março 05,2021
2º Momento da Disciplina Metodologia da Pesquisa Científica
Em 05 de março de dois mil e vinte e um, tivemos (2 horas de atividade síncrona via Microsoft Teams), entrega do texto sobre o filme “Colcha de Retalhos” e do roteiro de leitura sobre o artigo “Paulo Freire e a Educação Popular”. Aula expositiva e dialogada sobre a produção de artigos científicos e de projetos de pesquisa. Explicação/introdução dos componentes do projeto de pesquisa (CAPA, FOLHA DE ROSTO, SUMÁRIO, INTRODUÇÃO, OBJETIVOS, REFERENCIAL TEÓRICO, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS, CRONOGRAMA, ORÇAMENTO, REFERÊNCIAS). À tarde, mais (2 horas de atividade síncrona via Microsoft Teams), aonde fomos instruídos para o preenchimento da estrutura básica do projeto de pesquisa (individual): introdução (objeto, problema, justificativa), objetivos, revisão de literatura, metodologia, cronograma, orçamento e referências; elementos essenciais da escrita de artigo científico. Nosso para casa dessa foi uma atividade assíncrona (6 horas) distribuídas em: leitura dos textos básicos e complementares referentes aos conteúdos apresentados em aula. Atividade: preenchimento da estrutura básica do projeto de pesquisa (individual): introdução (objeto, problema, justificativa), objetivos, revisão de literatura, metodologia, cronograma, orçamento e referências. Assim, concluímos esta disciplina.