Ejamor: Identidade, liberdade e transformação
Contribuições para Educação Popular do Município de
Santa Inês
Este blog é uma produção dos participantes do Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos Articulada a Educação Profissional, do Instituto Federal Baiano – Campus Santa Inês, voltado a todos(as) educadores(as) que atuam com educação de pessoas jovens e adultas, seja nas redes públicas de educação básica ou em espaços sociais diversos. É espaço para mutualidades: comunicação, (in)formação e manifestações escritas
A EJA APRESENTA UM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE MAIS JUSTA.
A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é uma forma de ensino da rede pública no Brasil, com o objetivo de desenvolver o ensino fundamental e médio com qualidade, para as pessoas que não completou, abandonou ou não teve acesso a educação formal na idade apropriada. O programa foi criado por um Decreto nº 6093 de 24 de abril de 2007, e seu objetivo era a universalização da alfabetização de Jovens e Adultos, a partir dos 15 anos ou mais e foi realmente uma conquista porque ele passou a financiar a Educação de Jovens e Adultos que a vinha sendo sempre precária, por parte do governo.
O professor paranaense Anísio Alves da Silva é considerado o pioneiro nesta modalidade de ensino, pois no início de década de 1960, no antigo miniginásio (atual Liceu Mário de Andrade, em Londrina), implantou um curso rápido e preparatório para o Exame de Madureza e a ideia foi ampliada para o ensino geral de pessoas que tinham desistido do ensino comum.
A história da Eja no Brasil está muito ligada a Paulo Freire. O projeto de alfabetização que ele implantou em 1963 atendeu 380 trabalhadores em Angico – RN, repercutindo por todo o país, mas sendo sufocado pelo golpe militar de 1964.
QUER CONHECER MAIS SOBRE A HISTÓRIA, LEGISLAÇÃO, IDENTIDADES, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO POPULAR E SEUS SUJEITOS? VEM COM A GENTE!
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC) disponibilizou os Cadernos de Apoio à Aprendizagem de diferentes áreas do conhecimento. Os cadernos fazem parte de uma série de recursos educacionais elaborados pela SEC e que visam atender a todos os estudantes nos diversos perfis de acessibilidade tecnológica, incluindo os que não possuem acesso à internet, durante as aulas remotas do ano letivo 2020/21. Os cadernos podem ser acessados no Portal da Educação. Confira
Proposta Curricular
Documentários
Paulo Freire Contemporâneo
https://www.youtube.com/watch?v=dDOyoNNMkIo
Educação e Transformação
https://www.youtube.com/watch?v=60c1RapBN7U
Histórias de um Brasil alfabetizado
https://www.youtube.com/watch?v=ewgREnDv_w4
Programa Paulo Freire Vivo 4
https://www.youtube.com/watch?v=NCaCiDIiXGg
EJA – Educação de Jovens e Adultos
SEC lança convite para submissão de artigos técnico-científicos para Revista digital Estudos IAT
A Secretaria da Educação do Estado da Bahia, por meio do Instituto Anísio Teixeira, lança nesta sexta-feira (14) o convite para submissão de artigos técnico-científicos que serão publicados na Revista digital Estudos IAT. A primeira edição de 2021 traz como tema “Princípios pedagógicos de Paulo Freire e suas relações com o contexto pandêmico”.
Poderão participar do processo profissionais da educação com vínculos institucionais ativos nas redes públicas municipais e estadual de ensino da educação básica e superior do Estado da Bahia. 25 trabalhos serão selecionados para publicação. Todos os textos deverão ser inéditos e passarão pela avaliação de uma comissão julgadora.
“Iremos avaliar no recorte temático pautado nos Princípios pedagógicos de Paulo Freire e suas relações com o contexto pandêmico, observando os critérios e pontuações como congruência temática, multifuncionalidade da linguagem, clareza do registro textual, coerência, coesão, progressão textual e arquitetura textual, detalhou Rogerio Lima, Coordenador de Estudos e Experimentações educacionais do IAT. Confira
Carta de Paulo Freire aos professores
O aprendizado do ensinante ao ensinar não se dá necessariamente através da retificação que o aprendiz lhe faça de erros cometidos. Continuar lendo
As Marchas - Paulo Freire
Veja também: